Vem Circular na ABIOPA!

Você conhece essa casa? Ela integra o Complexo Vila Bolonha, formado pelo Palacete de mesmo nome e uma vila, e você poderá conhecê-la um pouco melhor durante a 11ª edição do Projeto Circular (http://www.projetocircular.com.br/).

O local foi construido pelo arquiteto e engenheiro paraense Francisco Bolonha (1872-1938) há 105 anos, um dos precursores do modernismo no Brasil, sob influencia de estudos realizados na Europa. Além do desejo de inovar no projeto arquitetônico, dizem que Francisco teria dado o Palacete de presente à esposa como prova de amor, porém, a história nunca foi confirmada.

Há quase 20 anos a casa 134 da Vila Bolonha é habitada pela centenária Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará - SMCP (http://www.smcp.com.br/site/) e, por isso, denominada "Palacete do Médico". Desde 2014 nela também funciona a sede da ABIOPA, em espaço gentilmente cedido pela SMCP.

Também são obras de Bolonha o Bar do Parque, o palacete Bibi Costa, a reforma em ferro do Mercado de Carne Francisco Bolonha do Ver-o-Peso, o edifício do extinto jornal Folha do Norte e a represa das águas do lago “Bolonha”, manancial de água de Belém. Inspirados nas obras de Franscisco, acreditamos que a inovação e o trabalho de excelência podem marcar positivamente a história de nossa cidade. São ideias igualmente inovadoras que apresentaremos ao circulantes.

A convite da ABIOPA, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará - CJPA (http://coletivojovempara.blogspot.com.br/) - realizará uma exposição estruturada com amostras de atividades sobre os temas "Energia solar", "Reciclagem e reutilização" e "Empreendedorismo sustentável". As atividades serão desenvolvidas em forma de circuito e dividida em três espaços, um para cada tema.

Como contraponto à atividade do CJPA, será realizada mostra sobre a percepção da poluição em Belém pelos próprios residentes da cidade. Contando com o apoio da página "Mapa do Lixo-Belém" da rede social Facebook (https://www.facebook.com/mapadolixobelem/), de propriedade da jornalista Dominik Giusti, imagens e textos publicados por simpatizantes da página foram cedidos e serão apresentados com o objetivo de sensibilizar os circulantes para a necessidade de resolvermos esse gravíssimo problema na cidade de Belém.

Se você só passou por fora e já teve curiosidade de conhecer essa belíssima herança arquitetônica de Francisco Bolonha, venha circular com a ABIOPA. Se você já conhece, venha matar a saudade desse espaço cheio de história.

Créditos:

Fotografia: Lucas Ohana.

Arte: Suzana Magalhães.

Referência consultada sobre a vida de Francisco Bolonha: http://diariodopara.diarioonline.com.br/impressao.php?idnot=68733